Encaixes e desencaixes
No verão efervescente do Rio de janeiro, tudo impregnou em mim: carnaval, resistência, música, floresta, oceano, calor, Santa Teresa, praia, céu, bromélias, bronze, arroz, feijão, sol, calor, cor, muita cor, curvas, suor, morros, barulho, informalidade, espontaneidade, brasilidade. Encantei-me por tudo, como se estivesse vendo aquilo tudo pela primeira vez. Tudo era mais bonito que qualquer lembrança. Era eu, sentindo ares de casa novamente.
Assim nasceu a série 'Encaixes e Desencaixes', da complexidade de transitar entre ser nativa e estar estrangeira. Estar imigrante e ser nativa, se acomoda e se desacomoda. Resiste.6 anos depois, voltei para o lado de cá e voltei à encaixar-me. E também à desencaixar-me. Ou, por muitas vezes, desencaixam-me. Sinto ainda reverberar esta condição de ser e não ser. Ser nativa, ser estrangeira, não ser nativa, não ser estrangeira.
Hoje, encaixo-me confortavelmente neste espaço que é meu, mas que também pode não ser. Como poderia imaginar que sentiria um dia falta daquilo que era onde não era?
Tornei-me algo, alguma coisa, depois de tantos desencaixotamentos e encaixotamentos.
Entra, sai, forma, desforma, preenche, esvazia, constrói e desconstrói.
Através de uma trama inicialmente vertical, pus-me a criar composições com formas geométricas completas ou incompletas, sempre encaixando-as dentro destes espaços previamente constituídos. Uma vez satisfeita com a composição, preencho estes espaços vazios com cores que me remetem à todas as experiências que fazem parte deste processo de redescoberta da natividade.
Porém, ao longo da produção desta série, surgiu-me a necessidade da concepção de novas tramas e composições. Ainda que majoritariamente verticais, as composições desenvolvem-se de forma mais desconexa, porém sempre conectadas, com formas geométricas mais proporcionais e sem a exigência de preenchimentos completos e a presença de vazios.
As pinturas desta série são desenvolvidas em aquarela, guache e acrílica, sobre papel 300gm, tecido de algodão cru e tela. Esta série começou em fevereiro de 2022 e ainda está em curso.
























